Qual a Diferença Entre Cloud Pública e Privada?

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O armazenamento em nuvem veio para facilitar a vida das pessoas, principalmente das empresas. Esse modelo de armazenamento permite que você acesse informações, servidores, banco de dados pela internet, todas essas informações podem ser acessadas sem necessidade de instalação de hardware ou alguma instalação física especifica, tudo é feito pela internet.

Normalmente você paga apenas pelos serviços de nuvem que utiliza, reduzindo desta forma os custos operacionais, podendo assim também escalar conforme sua empresa necessite de capacidade de armazenamento. Neste artigo, vamos te explicar a diferença entre cloud publica e privada, fique atento as principais informações.

Você já ouvir falar em nuvem pública?

Podemos definir uma nuvem pública como uma série de serviços de computação oferecidos por algumas empresas, o foco desse serviço de cloud pública é B2B e costumam ter planos empresariais bem atrativos.

Explicando de forma mais básica, uma cloud pública seria como o serviço de abastecimento de energia na sua cidade, você não é dono, nem investiu nenhum centavo em tubulações, fios elétricos e instalações, mas você utiliza de maneira compartilhada com outros consumidores.

Tendo na sua fatura mensal uma variação que se dá pelo consumo elétrico de casa residência, podendo variar de consumo para consumo.

A nuvem pública segue o mesmo padrão de um serviço público de fato, ela é formada por um conjunto de tecnologias em rede, que foi trabalhada e desenvolvida durante alguns anos, para que serviços de infraestrutura de Ti sejam consumidos sob demanda, definimos este termo por laas (Infrastructure as a Service).

Da mesma forma que nos serviços públicos que estamos acostumados a utilizar, em uma cloud pública, você não teve seu dinheiro investido em equipamentos, instalações, não é dono de gigabytes, nem de plataformas ou afins. Você apenas assina um contrato, utiliza os recursos e paga apenas pelo que utilizou em um período de tempo. O processo é o mesmo que pagar uma conta de energia, não é mesmo?

Funcionamento de uma Cloud pública

Quando você implanta uma cloud pública, a empresa tem a oportunidade de configurar se quer mais ou menos recursos computacionais de processamento, armazenamento, memória e velocidade. Outro ponto muito importante na hora de analisar a utilização de uma cloud pública, são os altos investimentos que geralmente os CAPEX, que são modelos tradicionais têm.

Na nuvem pública esses custos são reduzidos, por conta do modelo utilizado de compartilhamento computacional empregado, esse ponto é muito importante principalmente em pequenas e médias empresas na hora de contratar um serviço de cloud, além de claro, a alta flexibilidade que vem conquistando cada vez mais e mais os empresários, pois você acaba pagando pelo que você usa.

4 principais características de uma cloud pública

Segundo o National Institute of Standards and Technology (NIST), algumas características são essenciais na computação de nuvem pública, são eles: elástica, billing, dinâmica, self servisse.

  • Elástica

Como o próprio nome já diz, a elasticidade é uma das principais características de uma cloud pública, permite redimensionamento de recursos, sendo eles de armazenamento ou de processamento, de acordo com a necessidade de cada cliente. As principais vantagens da elasticidade é que pode atender a demandas pontuais da empresa, sem limitações para escalar recursos computacionais em qualquer tempo.

  • Billing

O sistema de serviços de cloud pública tem a vantagem de controlar e otimizar automaticamente o uso de recursos, dependendo da necessidade e do tipo de serviço, como uso de processamento e memória, a principal vantagem nesse caso é pagar somente sobre o consumo da infraestrutura, sendo ela, por hora, dia ou outra variável, dependendo da forma como a empresa trabalha

  • Dinâmica

Talvez um dos principais pilares de trabalhar com uma cloud pública, é a capacidade de juntar e compartilhar diversos recursos físicos e lógicos com várias e várias pessoas simultaneamente. Lembrando que esses recursos sempre são utilizados de acordo com a demanda do consumidor. Uma outra característica importante nesse caso, é a ausência da necessidade de orçamentos para CAPEX, evitando assim, gastos com super provisionamento de recursos.

  • Self Service

A questão do auto serviço, tem como principal objetivo, a ausência de interação humana com o provedor da cloud. Uma empresa de cloud, deve fornecer ao cliente recursos unilaterais, como processamento, velocidade, rede, sistema operacional, configuração de memória e outros, a principal vantagem nesse caso é a liberdade da equipe e agilidade também, para configurar de acordo com a sua demanda, sem depender de terceiros para isso.

Agora que você já conhece praticamente tudo sobre uma cloud pública, vamos falar sobre a cloud privada.

Você sabe o que é uma cloud privada?

Como comentamos anteriormente, uma cloud pública é compartilhada entre outros usuários, quando falamos de uma cloud privada, se trata de um serviço de nuvem exclusivo para uma empresa, onde essa cloud pode estar localizada fisicamente em um data center local ou hospedada por um provedor de serviços terceirizado.

Geralmente esse tipo de cloud é utilizado por órgãos governamentais, instituições financeiras e outras organizações de grande porte, que necessitam de operações críticas e mais exclusividade e controle sobre o seu ambiente.

Qual é a ideal para a minha empresa?

 A diferença entre cloud publica e privada acaba se dando por conta do investimento em estrutura, nesse caso, depende muito do tamanho e do modelo de negócio que você tem, na cloud pública, você consegue um custo muito acessível, com pouca manutenção e uma alta confiabilidade, já na cloud privada, você tem têm um sistema mais complexo, as vezes mais seguro, porém com um custo superior. Eai quer saber mais sobre a cloud pública?

Nós da Brascloud somos especialistas no assunto e estamos prontos para tirar todas as suas dúvidas sobre isso.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br