Os benefícios de usar contêineres para gerenciamento de infraestrutura

imagem

23 Junho 2023

imagem

Gerenciar uma infraestrutura virtual definitivamente não é uma tarefa nada simples, por mais que na teoria seja fácil ter em mãos o uso de algumas tecnologias, organizá-las pode ser uma das tarefas mais complicadas, e é exatamente nesse ponto que entram os chamados contêineres. 

Essa é uma tecnologia que auxilia no gerenciamento da infraestrutura digital atuando diretamente na produção de softwares e trazendo mais flexibilidade e escalabilidade dentro de qualquer sistema.

Esses são considerados espaços isolados dentro do servidor, destinando a execução de aplicativos que foram distribuídos tendo como principal intuito a divisão de tarefas e o isolamento dos processos de cada ferramenta. 

Assim como uma lixadeira girafa que atua no lixamento de paredes, solos e tetos, os contêineres acabam trazendo esse polimento a mais em softwares e sistemas completos, gerando organização e fazendo com que eles atuem de forma separada e muito mais organizada. 

No texto de hoje, iremos falar mais sobre os contêineres e principalmente os seus benefícios no gerenciamento de infraestruturas, bora conferir? Então vamos lá!

O que são contêineres?

Você provavelmente conhece os contêineres como aquelas caixas metalizadas gigantes que costumam transportar cargas pesadas seja em navios ou trens, certo? Bom, nesse caso, esse termo se refere a algo similar, os contêineres são considerados um espaço isolado existentes num servidor, destinados justamente a realizar a execução de aplicativos distribuídos. 

Ficou meio confuso? Bom, vamos pensar nisso de uma forma mais prática, imagine que você tenha uma loja virtual e vai lançar uma campanha nas redes sociais, dessa forma, começam a entrar diversos novos usuários interessados naquela promoção de produtos e serviços ofertados naquele período específico.

Isso gera um fluxo incomum de dados e, se mal gerenciado, pode acabar bagunçando totalmente sua infraestrutura digital. Os contêineres trabalham justamente na retenção, através deles, são coletados os dados de forma isolada e tudo é direcionado para um só local, isso faz com que você tenha as informações e o fluxo de dados em uma parte específica.

Quando tudo voltar ao normal, os ambientes vão se fechando aos poucos. Em suma, esse é um conceito que se baseia na separação de dados e na execução de aplicativos, atuando diretamente na divisão das coisas. 

Um dos pioneiros disso foi a Decker no ano de 2013, mas de lá para cá, diversas empresas desenvolveram a sua conteinerização para evoluir ainda mais essa tecnologia, como o caso do próprio Google, da Openshift e da Kubernetes. Abaixo, separamos os principais benefícios de usufruir dessa tecnologia dentro da sua infraestrutura, confira!

Flexibilidade ou portabilidade

O gerenciamento de uma infraestrutura costuma ser uma parte complicada de sua execução. Assim como a montagem de painel eletrônico requer muitas vezes uma parte mais técnica em sua operação, as infraestruturas precisam de uma boa divisão para serem bem executadas, e os contêineres auxiliam justamente na sua flexibilização e portabilidade. 

Através deles, é possível criar um pacote executável de software independente do S.O (Sistema Operacional) onde está hospedado. Sendo assim, é possível colocá-lo em outro ambiente como dentro da nuvem, sem ter o menor problema de compatibilidade. 

Outro ponto é que eles podem ser executados de, literalmente, qualquer lugar. Seja em uma rede privada, na própria nuvem, em uma cloud pública ou computador pessoal, o que facilita a sua operação e faz com que ele seja facilmente gerenciado. 

Redução de custos

Sabemos que a montagem de uma infraestrutura digital completa pode ter custos altíssimos ainda mais em picos como os citados no exemplo acima, sendo assim, os gastos para a preparação de um ambiente digital podem ser altos. 

Montagem de equipe, fortificação ou criação de uma nova infraestrutura e outros fatores determinantes podem acabar saindo caro demais para as empresas. Sendo assim, um dos grandes benefícios dos contêineres é justamente a sua redução de custos. 

Com o uso deles, você não precisa se preocupar com nada desses fatores citados acima, a infraestrutura não precisa ser mais robusta já que os dados migram para dentro deles, o que facilita a sua execução de forma geral. 

Eficiência e velocidade

Um container compartilha o kernel do S.O, esse consegue promover a ligação entre o hardware e o software do computador, permitindo a execução dos aplicativos a partir de recursos que ficam disponíveis dentro da máquina, isso faz com que a velocidade aumente e o tempo de inicialização seja acelerado. 

Como consequência do aumento da velocidade, nós temos também o ganho na eficiência, afinal, muitas coisas podem ser executadas ao mesmo tempo se comparado a uma máquina virtual o que ajuda a acelerar todos os processos e melhorar sua produtividade.

A ferramenta que orquestra tudo coloca à disposição apenas os arquivos presentes dentro dela, dessa forma, alguns recursos como imagens, documentos e bancos de dados são acessados nos contêineres quando necessários, ou seja, se for preciso conferir informações sobre os uniformes profissionais do seu negócio, só estarão os arquivos realmente necessários. 

Segurança

Um dos grandes problemas de qualquer infraestrutura digital é a ausência de segurança, mas os contêineres conseguem lidar muito bem com esse fator, afinal, por serem separadores de dados, se um for atacado, os outros poderão se manter intactos. 

Sendo assim, os contêineres protegem os dados de forma isolada, e mesmo que sofra um ciberataque, toda a sua infraestrutura não estará comprometida justamente devido a essa separação. 

É possível até mesmo configurá-los para não haver troca de informações entre eles ou impor limites de comunicação com recursos considerados desnecessários, o que acaba sendo muito útil no tratamento de informações e dados sensíveis. 

Facilidade de gestão

Por fim, os contêineres ajudam bastante na gestão de uma infraestrutura digital. Ao optar por esse recurso é natural contar com o auxílio de plataformas como a Docker, que serão responsáveis pelo gerenciamento desse recurso, suas atualizações e sua execução no geral. 

Isso facilita a gestão e deixa tudo operando de forma mais automatizada, fazendo com que essa parte da sua infraestrutura corra riscos menores de falhas e seja tão facilitada quanto o uso de uma calça de brim uniforme

Você já conhecia os contêineres? Acredita que eles podem agregar valor para a sua empresa? Conte para a gente nos comentários abaixo e lembre-se de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!

Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais. 

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br