Multicloud: Como Esse Método Pode Agilizar o seu Trabalho

imagem

24 Agosto 2022

imagem

O Multicloud veio para facilitar ainda mais a vida das empresas, com vários benefícios.

O cloud computing é um facilitador enorme dentro da rotina de uma empresa, pois a tecnologia permitiu migrar os dados de milhares de empresas  para o ambiente online.

Isso se deve pelo fato da migração reduzir muito os custos da empresa e também a possibilidade de ter os dados da empresa muito mais seguros.  Atualmente, as empresas estão migrando também para ambientes multicloud, que seria um compartilhamento de da carga de trabalho em várias nuvens.

Vamos explicar nesse artigo o que é multicloud para você entender melhor o conceito e também te mostrar as principais vantagens em adotar essa opção para o seu negócio. Fique atento aos próximos parágrafos, pois o multicloud pode te ajudar a agilizar muito o trabalho da sua empresa.

Mas qual é a definição de Multicloud

Podemos definir multicloud como a utilização de vários provedores de cloud para alimentar e armazenar os dados da sua empresa.

Nesse caso você pode dividir seus dados por servidores de cloud diferentes, pode deixar dados mais importantes em um servidor que você já conheça e dados mais simples em outro serviço de cloud, por exemplo.

Ou caso você queira aumentar ainda mais o nível de segurança dos seus dados, ao nível backup, pode ter duas opções de cloud diferentes para garantir a integridade dos dados do seu negócio. Além disso, não podemos definir o multicloud como um sistema em si ou um modelo novo de tecnologia.

O multicloud é uma forma para implementação de cloud computing para empresas. Por ser bem flexível tem sido bem aceito pelos empresários, mundo afora.

Multicloud é a mesma coisa que uma nuvem híbrida? 

Bom, talvez você tenha se perguntado se o multicloud é a mesma coisa que a nuvem híbrida. Isso se deve pelo fato de termos modelos de trabalhos com características semelhantes e com aplicações parecidas.

A multicloud é o modelo de administração de serviços em nuvem da mesma tecnologia, sendo pública ou privada, de vários fornecedores de cloud computing. 

Já a nuvem híbrida pode mesclar os dois serviços com a permissão de compartilhar os dados entre os dois tipos de cloud presentes no mercado. Podemos dizer que cada modelo é exclusivo e tem suas particularidades, aliás, você não pode ter os dois modelos (multicloud e híbrida) ao mesmo tempo, pois as mesmas vão estar interconectadas (nuvem híbrida) ou não (serviço de multicloud).

Como as empresas têm se preocupado cada dia mais com a segurança dos dados de seus clientes e da própria empresa, as opções de cloud computing e multiplicou só aumentam no mercado, facilitando muito a vida dos empresários.

Principais benefícios 

Agora, você já sabe commo funciona o multiclolud, vamos apontar alguns benefícios que empresas de todo o mundo estão usufruindo, optando por esse modelo de migração de dados.

Com a utilização da estratégia de multicloud, você pode escolher as melhores opções de cloud que melhor atendem as necessidades do seu negócio. Segue alguns dos principais benefícios que você adquire se optar pela estratégia do muticloud:

Segurança

Optando pelo multicloud, você pode ter muito mais segurança com os dados da sua empresa que são armazenados com terceiros.

Você pode ter um backup com uma empresa e outro salvo com outra, lembrando que é importante ter empresas de sua confiança para manter seus dados sempre seguros.   

Tenha acesso a tudo de melhor de cada serviço de cloud

Dependendo do tipo de arquivo que você vai migrar para nuvem, pode escolher um servidor de cloud para um tipo de dados e outro para arquivos especifícos.

Nem sempre um provedor de cloud computing vai atender todas as necessidades da sua empresa, logo o multicloud pode ser uma opção bem interessante para você. Porém, é importante ter atenção com cada serviço que escolher, pois, cada empresa, tem seus pontos fortes e fracos.

Nesse caso, escolha a empresas que melhor se adequam as necessidades da sua empresa.

Flexibilidade no uso dos recursos

Você pode escolher com cada empresa contratada, a capacidade de armazenamento e processamento ideal para atender a sua demanda.

Além disso, você não está com uma empresa apenas, logo pode ter algumas vantagens em uma empresa que não vai encontrar em outra, pois os pontos fortes podem ser diferentes de acordo com as especialidades de cada serviço.

Redução de custos 

Contratando um serviço de cloud computing, você adquire um serviço que é extremamente flexível. Caso você opte por um modelo de migração através do multicloud, você pode escolher por serviços avulsos combinados.

Dessa forma você pode conseguir contratar as melhores ofertas de cada plano, reduzindo muito mais os custos da sua empresa.

Por que investir em multicloud?

Depois de citar neste artigo os principais benefícios em utilizar esse método de migração de dados, a junção da tecnologia de várias empresas é extremamente benéfico para a sua empresa, você pode alinhar o que há de mais inovador em seus negócios.

Além disso, esse modelo de migração pode ser utilizado por qualquer empresa que utilize ou que esteja pensando em ir para a nuvem, pois o leque de vantagens é muito grande.

Por fim, agora que você já esta por dentro do multicloud, que tal saber mais a respeito desse modelo de migração?

A Brascloud possui toda a documentação necessária para a integração com outras APIs externas. Entre em contato com a gente para saber mais sobre nossos planos de cloud computing, venha para a nuvem. 

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br