IaaS, SaaS & PaaS - Entenda a diferença!

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A Computação na nuvem é um serviço essencial nos dias de hoje e é prestado por uma empresa terceirizada ou uma plataforma de desenvolvimento para ter o acesso às funcionalidades e a infraestrutura de softwares e hardwares.

Com ela, é preciso executar soluções de TI armazenadas e disponibilizadas para servidores remotos. Com ela, não é necessário investir na compra de servidores e espaço físico, pois basta contratar um servidor em nuvem. Os arquivos e dados podem ser armazenados, estando disponíveis para acesso em qualquer lugar com qual dispositivo que esteja conectado à internet.

Com os servidores que são contratados, não é preciso comprar licenças de softwares com a nuvem, pagando só pelos serviços usados em cada sistema. Eles proporcionam uma plataforma de desenvolvimento segura e confiável. 

IaaS, SaaS & PaaS

As siglas IaaS, SaaS & PaaS costumam vir atreladas quando se fala dos serviços públicos, privados e híbridos do armazenamento em nuvem. Muitas pessoas se sentem confusas em relação aos seus significados dentro do mundo da TI. Existem diferentes formas para o desenvolvimento da computação em nuvem são amplas e divididas em 3 categorias que são a IaaS, SaaS & PaaS.

IaaS, SaaS & PaaS - IaaS (Infraestrutura como Serviço)

Nos modelos de nuvem IaaS, a empresa contrata um serviço com um hardware que está de acordo com a memória, o armazenamento, o processamento e etc. No serviço IaaS, o cliente pode contratar roteadores, entre outros. O cliente pode ter que pagar uma tarifada pela quantidade de servidores usados e quantidade de dados armazenados e o fluxo de informações.

Todos os serviços podem ser acessados por data centers com servidores virtuais para pagar só pelo que usar. A grande funcionalidade do IaaS é o seu poder de escalabilidade, pois com ele, o cliente, pode pedir por certos servidores virtuais que irão armazenar poucos dados com pouco tráfego. Com ele, o cliente pode cancelar, aumentar ou diminuir em qualquer momento.

O modelo IaaS é adequado para as pequenas e médias empresas em crescimento, com uma infraestrutura que não consegue acompanhar ou que passam grandes mudanças na demanda. Mas não é indicado para empresas que possuem um limite de desempenho ou restrições no armazenamento ou terceirização dos dados.

IaaS, SaaS & PaaS - SaaS (Software como Serviço)

O SaaS permite o acesso a softwares sem ter que comprar uma licença para usá-lo a partir da Computação em Nuvem, mas com recursos mais limitados. Mas, também, há alguns planos para pagamento em que é cobrado uma taxa fixa ou um preço que vai variar de acordo com o uso. O acesso a esses softwares é feito através da internet, sendo, assim, dados, contatos e outras informações podem ser transmitidos em qualquer dispositivo, com mais mobilidade para os usuários.

O sistema de SaaS é a base para sites de relacionamento como o Facebook e o Twitter e aplicativos como o OneDrive, Google Docs, Skype e Office 365. Tudo fica disponibilizado na nuvem, para que o acesso ao serviço de vários usuários pelo browser ou software. O sistema SaaS possui a grande habilidade de manter uma boa escalabilidade de forma prática. Tudo que está ligado a compra para software e servidor, não é cobrado, pois o serviço fica facilmente disponível.

Ele pode ser testado de graça, antes de usá-lo para treinar funcionários de uma empresa que poderão trabalhar ao mesmo tempo em um único arquivo. O SaaS é indicado para que as empresas de pequeno porte não tenham que gastar na compra de licença. Também, é ótimo para pequenos trabalhos que precisam de um fácil acesso a aplicativos. Ele não é recomendável para as empresas que precisam de um processamento de dados rápido ou que não podem fazer a hospedagem externa dos dados e informações.

IaaS, SaaS & PaaS - PaaS (Plataforma como Serviço)

O PaaS é uma solução para empresas hospedadas na nuvem que precisam de ferramentas personalizadas para realizar o seu trabalho.

Com o PaaS, é uma plataforma para a criação, hospedagem e gerenciamento. O PaaS é um local para o desenvolvimento, através da criação, modificação, otimização e aplicações de acordo com o que a empresa precisa com uma infraestrutura na nuvem. O ambiente é completo e moderno e precisa estar à disposição, sem gastar muito.

A vantagem do PaaS para uma empresa é que é apenas necessário se preocupar com a programação do software, pois o resto fica a cargo do fornecedor. Ela disponibiliza várias ferramentas para o desenvolvimento. Com uma boa infraestrutura, ela pode ficar totalmente disponível em nuvem pública ou privada, para o acesso a internet.

Ele facilita o sistema de pequenas e médias empresas para conseguir atender a todas as demandas. Ele é indicado para as empresas que tenham uma boa equipe de TI para trabalhar simultaneamente no desenvolvimento da plataforma para uma infraestrutura complexa ou integração com o banco de dados.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br