Data center Tier 3 o que é e quais os benefícios

imagem

29 Novembro 2023

imagem

Potencializar a eficiência da sua equipe de TI não é tarefa fácil. Dentre as ferramentas importantes para esse passo está contratar um serviço de data center. Mas, uma das características que é necessário ter em mente quando se faz essa contratação é a classificação Tier e o nível de redundância de tal serviço. 

 

Afinal, há que se considerar que existem mais de 1.250 certificações emitidas em pelo menos 85 países. O Uptime Institute avalia os data centers e os classifica como Tier 1, Tier 2, Tier 3 ou Tier 4, segundo critérios próprios e reconhecidos mundialmente. 

Esses padrões garantem maior disponibilidade e segurança, além de permitirem?gerenciar períodos de manutenção?sem afetar o funcionamento das operações. A realização do serviço desta forma é fundamental para evitar paradas programadas ou, até mesmo, inesperadas.  

Neste artigo vamos te mostrar porque os data centers Tier 3 se destacam como uma escolha estratégica para empresas que buscam alto desempenho e confiabilidade. Acompanhe com a gente e boa leitura. 

Data Center Tier 3

De forma geral, os data centers são instalações projetadas para abrigar servidores, armazenar dados e executar aplicativos críticos para o funcionamento de empresas e serviços online. 

Conforme citamos acima, o conceito "Tier" refere-se a uma classificação de disponibilidade definida por uma organização líder em certificação de centros de dados.

De acordo com a classificação do Uptime Institute, um Data Center Tier 3 representa um nível de disponibilidade extremamente alto, pois deve atender a critérios rigorosos.  

Entre as exigências estão os múltiplos sistemas de energia e refrigeração, que garantem a continuidade da operação do centro mesmo durante manutenções planejadas. 

Isso porque, seus servidores são alimentados por circuitos elétricos, geradores, nobreaks, resfriamento e roteadores de internet independentes. Tais características fazem o Data Center Tier 3 ser um equipamento de ponta. 

Os principais requisitos de um Data Center Tier 3 são: 

  • 99.982% de uptime; 
  • 1.6 horas de inatividade por ano; 
  • 72 horas de proteção contra interrupção de energia.

 

Ou seja, é uma ferramenta que trabalha, basicamente, 24hx7x 365 sendo a opção ideal para organizações cujos recursos de Tecnologia da Informação precisam suportar processos de negócios automatizados e com alta criticidade.  

Benefícios do data center Tier 3

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre o que é o data center Tier 3, separamos alguns benefícios que fazem a diferença quando o assunto é deixar sua empresa à frente no mercado de trabalho.  

 

  1. Alta disponibilidade

Este é o principal benefício do data center Tier 3: garantir a alta disponibilidade. Sua arquitetura permite a realização de manutenções sem interromper as operações; assim, as empresas podem contar com uma infraestrutura robusta que minimiza o tempo de inatividade, crucial para organizações que operam 24/7.

 

  1. Redundância de sistemas críticos

A redundância nos sistemas essenciais como energia, refrigeração e conectividade, faz com que mesmo que um componente falhe, outro imediatamente entra em ação, garantindo que os serviços permaneçam operacionais.

 

  1. Eficiência energética

Como os data centers Tier 3 têm redundância nos sistemas, os mesmos não têm desperdício de energia. Uma vez que os centros de dados são construídos para otimizar o uso de recursos, a utilização desta ferramenta ainda contribui para uma pegada de carbono mais sustentável.

 

  1. Segurança aprimorada

Quando o assunto é TI, é basicamente impossível não falar sobre segurança. E, como não poderia ser diferente, ela é uma prioridade em um data center Tier 3. 

Com sistemas avançados de detecção de intrusos, controle de acesso restrito e monitoramento 24/7, esses centros de dados têm uma camada adicional de proteção para dados sensíveis e operações críticas. 

O serviço essencial frente ao número crescente de ciberataques. 

 

  1. Flexibilidade e escalabilidade

Com uma arquitetura flexível, os data centers Tier 3, são projetados para acomodar o crescimento das operações das empresas. Assim, esses centros de dados podem ser escalados conforme as necessidades, garantindo que a infraestrutura continue atendendo aos requisitos em constante evolução.

Saber escolher o melhor serviço de armazenamento para confiar os dados e informações da sua empresa é crucial para a proteção e o desenvolvimento da sua empresa. O Data Center Tier 3 se destaca como uma opção que oferece alta disponibilidade, redundância de sistemas críticos, eficiência energética, segurança avançada e flexibilidade para acompanhar o crescimento. 

Para investir em uma infraestrutura sólida como essa, as empresas podem construir uma base confiável com as servidoras que suportam as operações digitais e enfrentam os desafios do mundo conectado de hoje. A equipe da Brascloud está preparada para ajudar você a crescer ainda mais no mundo corporativo. Entre em contato e saiba mais sobre a empresa. 

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br