Continuidade de Negócios em ambiente de Cloud

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A continuidade de negócios permite identificar e criar estratégias para recuperação dos negócios. Eles precisam manter as funções e atividades vitais e críticas para a empresa. Ter um plano de continuidade específico para seu negócio deve estar incluído na tecnologia para melhorar o desempenho dentro do mercado competitivo.

O plano de continuidade de serviços de TI deve ser desenvolvido, tendo em mente as mesmas funções do plano de continuidade do negócio.

Podem ocorrer problemas nos equipamentos físicos, quedas de link, travamentos ou bugs que irão afetar de forma direta os negócios. Por isso, a TI deve estar pronta para impedir que os sistemas parem e causem prejuízos. 

Problemas na implementação da Continuidade de Negócio na TI

Podem aparecer alguns problemas na implementação da Continuidade de Negócios na TI de uma empresa:

Problemas de controle

É importante ter uma estrutura de retorno para exercer um meio de controle nas mudanças. Toda alteração na forma estrutural central precisa estar de acordo com as circunstâncias do momento.

Desinformação

Os serviços prestados pela TI devem estar bem descritos com uma linguagem mais simples para que, mesmo uma pessoa que não conheça os principais fundamentos da área, possa entendê-los.

Os processos de Gerenciamento de Nível de Serviços, Gerenciamento da Capacidade, Gerenciamento do Portfólio de serviços de TI e Gerenciamento do Catálogo de Serviços precisam estar sólidos na hora de apresentar as informações para o alinhamento negócio.

Testes adequados para recuperação

As equipes de TI devem ter um sistema de contingência e fazer testes com os equipamentos e dados. Os testes são importantes para garantir que tudo está funcionando de forma correta

Boa definição

A falta de entendimento entre o departamento de TI e a área de negócio pode levar a equipe de TI a tomar as próprias decisões na hora de criar estruturas para a recuperação, que podem não estar de acordo com a real necessidade da empresa.

Capacitação

Para ter um plano adequado de recuperação é preciso que haja pessoas capacitadas para criação e implementação dele. A falta de capacitação pode levar a uma desordem que pode ser catastrófica para uma empresa.

Análise de vulnerabilidade

A análise de impacto e vulnerabilidade do sistema precisa estar dentro da análise de riscos, sendo importante para conhecer os possíveis pontos críticos para determinar o nível de risco.

O que é preciso levar em consideração no plano de continuidade de Cloud

Documentação:  Durante o planejamento é preciso catalogar informações detalhadas do ambiente e do tipo de gerenciamento.

A ausência da documentação necessária em um momento crítico pode fazer com que uma empresa demore muito mais para voltar às funções normalmente. Ela deve ficar guardada na nuvem, de forma acessível de qualquer lugar.

Integração: A gestão de TI deve ser integrada com o negócio para garantir uma visão mais ampla da situação. É preciso cuidar dos investimentos da empresa para definir as possíveis soluções e tecnologias de TI que melhor se adequam e fazer os Acordos de Nível de Serviços. Dessa forma, é possível concentrar os esforços e investimentos em manter serviços caso ocorra algo grave com os sistemas. Os serviços podem ser vistos com uma maior clareza, melhorando o potencial de crescimento da empresa de forma mais competitiva.

Segurança: Muitas situações ruins podem ser evitadas ao investir na segurança da informação da empresa para impedir roubo e sequestro de informações, invasões, ataques que derrubam sistemas, contaminação, etc. Não existe uma segurança 100% e uma pessoa mal-intencionada pode utilizar um meio para atacar. Isso, porque se o criminoso estiver realmente motivado vai buscar cada vez mais ferramentas para cumprir com o seu objetivo.

Alta Disponibilidade: Uma alta disponibilidade ajuda a eliminar pontos únicos de falha na infraestrutura de TI que podem parar o serviço ou deixá-lo indisponível.

Para isso, é importante:

Backup na cloud: É elemento vital para a segurança de uma empresa e deve estar sempre em dia. As informações são relevantes e devem estar sempre disponíveis para não perder boas oportunidades de negócio. O backup automático é parte da rotina de empresas e muito importante para manter a disponibilidade do sistema

Planejamento da TI: O planejamento ajuda a distribuir o sistema em partes que se ligam entre si para funcionar de forma mais efetiva na atividade operacional. Apenas com um planejamento adequado, é possível controlar os recursos que garantem a continuidade das atividades dos negócios. No planejamento deve constar a forma de backups, redundância, armazenamento de dados monitoramento, processamento, entre outros.

Plano de redundância:  A redundância é importante, pois impacta softwares e hardwares, colocando-os em funcionamento caso apareça um problema. Quando um sistema para de funcionar, a redundância permite que outro substitua automaticamente. Ter sistemas em lugares diferentes proporciona maior disponibilidade. A melhor opção para isso, é o modelo multicloud. Dessa forma, as aplicações ganham maior resistência contra grandes falhas.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br