Como funciona cloud computing
24 Agosto 2022
A computação em nuvem, ou cloud computing, é uma tendência que veio para ficar. Permitindo o armazenamento de informações em servidores remotos e com dados que podem ser consultados de qualquer lugar via internet, esse sistema ganhou adeptos dentro e fora do mundo corporativo.
Prova disso são os servidores de e-mail ou os sites que oferecem a possibilidade de os internautas guardarem textos, fotos ou vídeos sem precisar ocupar a memória de seus celulares ou computadores com os arquivos.
Mas, apesar de ser tão popular, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o funcionamento da cloud computing. É o seu caso? Você tem uma vaga noção sobre o que seja essa tecnologia, mas gostaria de entendê-la melhor? Então acompanhe esse texto.
Aqui vamos lhe contar tudo o que você precisa saber sobre a cloud computing, uma tecnologia que faz parte de nossas vidas.
O que é a cloud computing
A cloud computing, como acabamos de mencionar, é um sistema que permite o armazenamento de informações em servidores que estão fora do plano físico. Esses dados podem ser acessados sempre que a pessoa precisar, de qualquer lugar e com múltiplos dispositivos.
Ao contrário da memória de um computador ou de um HD externo, por exemplo, na cloud computing, a capacidade de armazenamento não é algo definido.
Ela é elástica. Ou seja, pode ser aumentada sempre que for necessário. Na computação em nuvem, todos os dados são acessados rapidamente, e o internauta consegue, inclusive, saber qual a velocidade de comunicação com o servidor, como as informações são processadas e quantas pessoas usam essa ferramenta.
Esses últimos dados são fundamentais para empresas que usam essa ferramenta diariamente, como os bancos. Com o desenvolvimento das plataformas online, é cada vez maior a demanda por espaço e velocidade de compartilhamento de informações.
Além disso, a cloud computing pode ser utilizada para que algumas tarefas cotidianas sejam executadas mais facilmente, caso da contabilidade e da análise de dados, que utilizam a nuvem para hospedar os dados de diversos clientes e fazer operações em poucos segundos. O uso dessa tecnologia, além de agilizar o processamento de dados, permite que diversas empresas utilizem ferramentas online sem a necessidade de instalações ou da aquisição de licenças, tornando o processo mais prático, rápido e barato.
Como a cloud computing funciona?
Para muitas pessoas, como o usuário comum, a cloud computing funciona de uma maneira simples: dados são inseridos em um servidor virtual e, com a senha correta, essas informações podem ser acessadas rapidamente, de qualquer lugar e plataforma.
Esse conceito até esta correto, se pensarmos no usuário doméstico. Quando a cloud computing é utilizada no ambiente corporativo, a explicação muda. Afinal, existem outros tipos que podem ser utilizados de acordo com o tipo de negócio.
A cloud computing privada, por exemplo, é uma rede em nuvem desenvolvida para apenas um único usuário. Essa pessoa tem acesso a uma rede exclusiva, onde armazena dados e tem acesso totalmente seguro. Em geral, a cloud privada é utilizada por empresas que preferem manter seus dados em uma rede fechada, sem acesso da concorrência.
Já a cloud computing pública é a utilizada por boa parte das plataformas que conhecemos. Aqui, todo a infraestrutura de funcionamento e as aplicações necessárias para o seu uso são contratadas por várias pessoas ou empresas. Esses contratantes compartilham todos os componentes da rede, mesmo que os utilizem de forma individual.
É importante deixar claro também que a cloud computing pública, mesmo que contratada por várias pessoas, não permite que uma empresa tenha acesso a plataformas ou dados de outra. Todo o acesso é feito via login e senha individuais, da mesma forma que fazemos com nosso e-mail pessoal ou corporativo, por exemplo. Mesmo estando armazenados em nuvem, não conseguimos acessar os dados de terceiros caso não tenhamos permissão para isso.
Por fim, existe a cloud computing híbrida. Utilizando mais de um tipo de serviço, essa rede mescla uma estrutura pública e uma privada, e pode ser utilizada por empresas que possuem uma rede fechada mas, em alguns momentos, querem deixar seus dados abertos,seja porque precisam multiplicar sua rede ou porque o espaço atual é insuficiente.
Como uma empresa pode adotar a tecnologia de cloud computing em seu dia a dia?
Agora que você conhece todos os benefícios dessa tecnologia e como ela funciona, é hora de saber como uma empresa que deseja utilizar a cloud computing pode aplicá-la em seu dia a dia.
As empresas podem utilizar, por exemplo, o serviço de IaaS, ou infraestrutura como serviço. Aqui, uma empresa terceirizada é contratada para que seja implementada uma infraestrutura em computação. Essa prestadora de serviço fornecerá o hardware e o software necessários para que a cloud funcione, além de fazer sua configuração.
Por ser um serviço mais barato, ele é uma boa pedida para empresas que precisam da nuvem, mas não podem gastar muito. Há ainda outros tipos de serviços que podem ser contratados em nuvem, como plataformas ou softwares.