Como escolher um serviço de cloud ideal

imagem

24 Agosto 2022

imagem

Como escolher um serviço de cloud?

Uma decisão que afeta muito o futuro da sua empresa com certeza não é nada fácil e podemos dizer que é importante considerar alguns fatores para escolher o serviço de cloud ideal e que atende a demanda do seu negócio.

Podemos até dizer que você vai ter dois momentos na sua empresa, antes da migração para cloud computing e depois da migração para a nuvem, podemos dizer isso, pois o modo como você trata e garante a segurança de seus dados vai se alterar muito depois que você escolher por um serviço de cloud.

É importante você entender o momento atual do seu negócio, as principais deficiências e onde você quer chegar nos próximos anos. E no post de hoje, pretendemos te ajudar a como escolher um serviço de cloud de forma mais eficiente.

Nossa primeiro dica é conhecer bem o suporte do negócio 

Quando você contratar um serviço de cloud, você vai estar confiando os seus dados mais sigilosos a essa empresa terceira, logo é importante você entender bem como funciona o suporte e como ele vai te atender nos momentos que você necessitar de ajuda.

Através do suporte você vai conseguir resolver problemas e possíveis duvidas sobre o seu projeto de migração e também posteriormente, é através do suporte que você vai analisar a possibilidade de quem sabe aumentar ou diminuir o seu plano de acordo com o que sua empresa necessita.

E é por isso que o modelo de suporte tem um papel importantíssimo na sua escolha pelo serviço de cloud mais adequado, tente avaliar a disponibilidade da empresa para solucionar duvidas, avalie a cobertura de apoio, caso seja online consulte as possibilidades e tenho certeza que escolhendo bem, você terá um suporte bem qualificado que vai te ajudar.

Dessa forma, você tem mais garantia de contratar um serviço de qualidade e que atenda a suas expectativas.

Qualidade do servidor também é extremamente importante

Um fator que é extremamente importante na hora de pensar como escolher um serviço de cloud é a qualidade do servidor. Faça uma pesquisa a respeito, talvez é importante você analisar na internet quais os principais servidores do Brasil e analisar a opinião de clientes que contrataram os serviços daquela empresa.

Entenda as necessidades do seu negócio

É importante entender o momento da sua empresa, onde quer chegar, e para isso sugiro que você coloque suas necessidades de demanda e também as configurações técnicas necessárias, como armazenamento e processamento.

Além disso, é bom você levantar os pontos que são prioridades na sua empresa. Isso se deve para você elencar algumas coisas como prioridade durante o processo de migração para a nuvem. Nesse caso, é importante analisar também qual modelo de nuvem você vai precisar, temos três principais, publica, privada ou híbrida, cada tipo atende um tipo de necessidade diferente, você pode entender melhor esses modelos em nosso artigo sobre a diferença entre cloud publica e privada.

Escolha um serviço que tenha data center no próprio país

De preferência para empresas que tenham seus servidores no país do seu negócio, muitas empresas tem servidores fora do país. Quando você pega um data center no seu país de origem, você pode pagar com a sua moeda local e fica mais fácil para atender a todas as exigências da legislação.

A performance das ferramentas de cloud computing nacionais também são melhores pela proximidade do servidor com o seu negócio.

Avalie bem as condições de segurança

É importante você estar ciente de todo o processo e segurança que a empresa contratada vai ter com os seus dados, por isso fique muito atento e coloque a segurança como uma das prioridades na hora de fechar um pacote de cloud computing.

É bom saber também, como funciona o sistema de backup, esse ponto é extremamente importante, pois caso aconteça algum problema ou até mesmo uma pane, é imprescindível que se tenha um backup dos seus dados, por isso é necessário ficar atento ao modelo de backup que a empresa contratada trabalha.

Bom, agora, sei que você vai estar mais atento quando for migrar seus dados para a nuvem, lembre-se, é extremamente importante você entender o momento atual que a sua empresa passa e qual o melhor plano para poder atender as necessidades do seu negócio.

Se você ficou com alguma dúvida, a Brascloud é uma empresa prestadora de serviços de cloud computing, com data center próprio localizado no Brasil, pode chamar a gente que vai ser um prazer te mostrar as possibilidades que a computação na nuvem pode oferecer para o seu negócio.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br