Cloud privada pública e híbrida 

imagem

24 Agosto 2022

imagem

A intenção deste arquivo é feito para te ajudar a entender um pouco sobre cloud privada pública e híbrida. Dentro da computação de nuvens existem três tipos de classificação no que diz respeito ao fornecimento de serviços de infraestrutura, no armazenamento de informações, no tipo de plataformas e softwares: nuvem pública, privada e híbrida.

A maior parte das empresas já se conscientizaram da importância de ter uma infraestrutura na nuvem mais sólida. Mas boa parte delas tem dificuldade em escolher o modelo correto.

Cloud privada pública e híbrida: o que é cloud pública?

A cloud pública possui uma das formas de computação em nuvem que permite a utilização de certos de recursos e ferramentas para armazenar dados em locais que servem para hospedar sites e sistemas.

Essa forma de armazenamento é muito usado por não precisar de grandes suportes ou de uma grande segurança para guardar os seus dados ao contrário da nuvem privada. Algumas empresas utilizam a cloud pública para que as ações sejam suficientes para o compartilhamento de informações pela web.

Os servidores e o armazenamento ficam com um provedor de nuvem terceirizado, operados e entregues pela Internet.

Na nuvem pública o hardware, software e outras infraestruturas pertencem e são gerenciadas pelo provedor. Todos usam os mesmos dispositivos de hardware, armazenamento, etc, de um navegador na web. Ela é usada para ter um e-mail, aplicativos online, armazenamento de documentos, etc.

Com ela os custos são menores, porque você só paga pelo que usa. Sem precisar fazer uma manutenção, com recursos quase ilimitados para cuidar de seus negócios, uma grande segurança, sempre disponível em qualquer lugar que tenha internet e recursos sob demanda.

Cloud privada pública e híbrida: o que é cloud privada?

A cloud privada é um serviço de armazenamento disponibilizados pela internet ou uma rede servidores privada, onde apenas quem está cadastrado no sistema pode usá-lo. Ela é destinada à uma única empresa ou organização, sendo que o provedor pode estar no data center local da empresa ou pode estar em um provedor de serviços terceirizado.

Todos os serviços, hardware, software e a infraestrutura ficam dentro da rede privada. Ela é completamente personalizada para estar de acordo com o que a empresa precisa. São usadas pelos órgãos do governo, instituições financeiras e empresas de grande porte que precisam de um melhorar o controle de informação.

Com ela o ambiente pode ser personalizado para ficar de acordo com as necessidades de negócios específicas. O nível de segurança é bem alto com um grande potencial de escalabilidade, pois o controle é totalmente interno.

Cloud privada pública e híbrida: o que é cloud híbrida?

A nuvem híbrida é a junção das nuvens privadas com as nuvens públicas, pois haverá vantagens para as organizações com o uso de ambas as opções. Nela os dados e aplicativos podem ser realocados nas nuvens públicas e privadas, permitindo uma grande flexibilidade e oportunidade para implantação.

Pode-se usar uma nuvem pública para e-mail da Web, e a nuvem privada para informações confidenciais e importantes.

O ?cloud bursting? também pode ser usado em uma nuvem híbrida quando um aplicativo ou recurso é executado permitindo o fluxo de informações cloud pública privada e híbrida. Com ela a empresa pode usar a sua infraestrutura privada para execução de serviços confidenciais, pagando apenas pela potência de computação adicional se for preciso.

Ela costuma ser usada por empresas que têm boa infraestrutura interna e querem ter benefícios do modelo público.

Diferenças entre cloud privada pública e híbrida 

A nuvem pública, que é um ambiente da web que é compartilhado entre várias pessoas e empresas, sendo que só o dono na conta e quem ele quiser terá acesso aos dados armazenados.

Há a garantia de privacidade, mesmo que muitas pessoas ou empresas usem o mesmo tipo de servidor. Ela é barata e ideal para micro, pequenas e médias empresas e, startups. Os data centers ficam fora da empresa. Já a nuvem privada pertence a uma única empresa ou pessoa.

O valor que é gasto é bem alto se comparado com a nuvem pública, mas recompensa com um maior espaço para a quantidade de demandas. Sendo mais indicado para as grandes empresas e aquelas que estão em expansão.

Com cloud privada, o data center fica dentro da própria empresa e precisa de software e os equipamentos em hardware.

Na nuvem híbrida é possível usar a nuvem privada e uma nuvem pública ao mesmo tempo, transferindo documentos entre elas sempre quiser, através de recursos que irão ajudar durante as atividades mais complexas.

A nuvem híbrida exige um investimento muito maior do que a da nuvem privada e nuvem pública. Mas com ela, há a escolha sobre onde preferível guardar cada tipo de informação, com os menos importantes em uma nuvem pública, e outros mais confidenciais na nuvem privada.

Tags:

brascloud

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br