Cloud computing e cibersegurança: entenda a relação e proteja sua empresa

imagem

07 Junho 2023

imagem

Saiba mais sobre a importância das estratégias de segurança em soluções de cloud computing

Na medida em que as soluções de cloud computing avançam nas estratégias de TI dentro das empresas, as equipes precisam se preocupar cada vez mais com a segurança dos dados tratados.

Isso porque a transformação que a tecnologia traz muitas vezes vem acompanhada de ameaças e desafios à cibersegurança. A quantidade enorme de dados e informações contidas nos servidores pode chamar atenção de pessoas mal intencionadas e causar problemas para empresas que não tenham uma boa estratégia de segurança.

Por isso, a segurança de nuvem, ou cloud security, chega trazendo uma série de processos e técnicas de segurança para garantir a proteção dos dados tanto das empresas quanto dos clientes. 

Saiba mais sobre as possíveis ameaças de soluções cloud computing e entenda como proteger sua empresa de qualquer problema.

>> As principais ameaças na cloud computing

Ainda que a cloud computing seja uma estratégia que traz inúmeros benefícios, quando falamos de tratamento de dados sensíveis estamos falando de informações que chamam atenção e devem ser protegidas a todo custo. 

Conheça as principais ameaças que colocam em risco a segurança da cloud computing:

» Falta de estratégia de segurança

Ao fazer a migração de um sistema convencional para a cloud computing, os gestores precisam entender que o processo deve ser feito passo a passo, sem deixar nada para trás. Isso significa que, antes de qualquer coisa, deve ser desenvolvida uma arquitetura das informações e uma estratégia de segurança bem estruturada. Caso contrário, o sistema fica vulnerável e pode sofrer danos irreversíveis.

» Ataques hackers

Os cibercriminosos são grandes inimigos de quem trabalha com cibersegurança. Os ataques hackers podem ser muito prejudiciais para uma empresa e seus clientes, pois deixa sob risco de roubo dados sigilosos sobre o negócio, assim como dados de colaboradores e parceiros.

» Colaboradores mal intencionados

Os ataques de pessoas mal intencionadas não vêm só do cenário externo. Em alguns casos, a ação de colaboradores que queiram se aproveitar de uma falha no sistema de segurança também pode trazer riscos enormes à segurança da empresa. Quando os sistemas de nuvem não são monitorados da forma correta, abre espaço para que esses colaboradores mal intencionados compartilhem informações privadas com pessoas de fora da organização.

» Compartilhamento de dados de acesso

Cada colaborador tem sua própria credencial para acessar os dados e sistemas da empresa. Esses dados são pessoais, não devem ser compartilhados nem mesmo entre colaboradores para que, em caso de qualquer problema, o acesso de risco possa ser rastreado.

» Falta de conhecimento

Quando um sistema é migrado para a nuvem, é imprescindível que a empresa realize treinamentos para que os colaboradores entendam o funcionamento das novas dinâmicas de trabalho. Muitas vezes a falta de conhecimento pode ser inimiga da segurança, pois mesmo sem querer, pode haver negligência por parte dos colaboradores.

>> Como proteger os dados da sua empresa na cloud computing

Como vimos, a segurança é item essencial para garantir o funcionamento de soluções em nuvem, caso contrário, a empresa pode sofrer graves danos em sua organização. Para garantir que o sistema de segurança esteja de acordo com a necessidade, confira algumas dicas essenciais:

» 1. Tenha uma rede protegida

Para evitar diversos problemas como roubo de senhas, acesso indevido e violação das informações, as empresas precisam contar com uma rede protegida. Ou seja, além de contar com a segurança que o provedor de nuvem garante ao oferecer o serviço, é fundamental que a empresa conte com uma rede corporativa segura.

» 2. Promova treinamentos da equipe

Uma equipe com colaboradores preparados para lidar com os dados na nuvem reduz drasticamente o risco de problemas não intencionais. Por isso, realizar treinamentos antes, durante e depois do processo de migração de dados para a nuvem é um importante fator para aumentar a segurança do negócio.

» 3. Conte com quem entende do assunto

Além de realizar todas as ações internas para proteger a solução, é indispensável que a empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado em cloud computing. Ter um servidor de qualidade, com uma equipe dedicada para cada etapa do processo de migração e suporte faz toda a diferença nas estratégias para manter o sistema seguro.

Se você procura por um parceiro que entenda do assunto, clique aqui e conheça as soluções da Brascloud. Uma empresa com mais de 10 anos de experiência em tecnologia e com uma equipe qualificada para auxiliar sua empresa em cada etapa, da implementação ao suporte.

Compartilhe:

imagem imagem imagem

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: contato@brascloud.com.br